terça-feira, 5 de agosto de 2014

Gente que cuida da gente - Xô Dengue!




A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam tanto durante o dia como à noite. Os transmissores, principalmente o Aedes aegypti, se reproduzem dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, etc.). A transmissão pelo Aedes albopictus não é comum porque o mosquito não costuma freqüentar o domicílio como o Aedes aegypti.
A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.


A dengue é um assunto importante que precisa ser abordado com as nossas crianças. Eles aprenderam sobre o mosquito e os cuidados que devem ser tomados para evitar que ele se reproduza e leve a doença a outras pessoas.
Os pais dos nossos pequenos também receberam orientações e folhetos explicativos sobre a prevenção ao mosquito da dengue.





Fonte: http://www.riocontradengue.com.br/Site/Conteudo/Inimigo.aspx
         http://cynthiafurtado.blogspot.com.br/2011_12_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário