Primeiro, abordamos assuntos importantes para o bem-estar das nossas crianças e depois, foram exibidos dois vídeos exaltando a figura da família na vida dos pequenos.
Foi realizada uma dinâmica com os responsáveis, através de um texto que aborda o papel da família para as crianças. Os responsáveis leram e comentaram alguns pontos do texto, contando suas experiências com seus filhos, em suas casas.
Foi realizada uma dinâmica com os responsáveis, através de um texto que aborda o papel da família para as crianças. Os responsáveis leram e comentaram alguns pontos do texto, contando suas experiências com seus filhos, em suas casas.
Após a dinâmica, oferecemos um delicioso café da manhã. Uma singela homenagem às famílias, que nos confiam seus bens mais preciosos: as crianças das quais cuidamos com muito carinho.
Texto utilizado na reunião:
O Papel da Família
A família, como instituição está sujeita Às influências que a realidade cultural e histórica determinam e por isso, frequentemente vem atravessando crises. No entanto, tem se mostrado uma instituição muito resistente, capaz de adaptar-se e a sobreviver a esses diferentes momentos. Porém, novos valores e paradigmas se impõem em relação a família.
Muitas foram as mudanças na estrutura da família, mas a qualidade dos vínculos afetivos e a crença em valores positivos permanecem nas raízes da construção do caráter humano.
A Família e sua Importância
Como uma instituição importante na construção de valores éticos, morais e espirituais, a família é portanto, responsável pela formação de padrões de comportamento. Não há instituição que a substitua no aspecto afetivo e na socialização do indivíduo. Tudo o que é realizado por outra instituição tem caráter complementar.
Ela é o primeiro nível na construção da autoimagem (primeiro modelo).
A família deve encontrar espaço para diálogo, na busca de superação de problemas, conflitos e na construção de cotidiana do respeito mútuo, alicerçando comportamentos e valores. Deve promover um ambiente de afeto, proteção e de aprendizagem, fornecendo "alimento nutricional" indispensável à formação de padrões positivos de comportamentos, através das seguintes funções: cuidados, cuidadora, protetora e socializadora.
"A falta do não e o exagero do sim impedem a criança de desenvolver valores relacionais"
Içami Tiba
Autoritária
- Pobreza de diálogo;
- Atitude moralista;
- Controle excessivo;
- Esmaga o poder de decisão dos filhos;
- Não promove autonomia.
Democrática
- Abertura e diálogo com os filhos;
- Trabalha através de negociação;
- Dosa o amor e limites;
- Filhos tomam decisões responsáveis;
- Usa autoridade e não autoritarismo.
Permissiva
- Não estabelece limites;
- Liberdade definitiva;
- Ausência de controle;
- Sem fronteiras nítidas de certo ou errado;
- Presença de pais sem significado.
Cuidadora
- Prover necessidades básicas: alimentação, estudo, lazer, vestuário, entre outros (função familiar geralmente confundida com satisfação de desejo da criança).
Protetora
- Formar laços afetivos;
- Desenvolver segurança emocional;
- Procurar elevar a auto-estima positiva;
- Respeitar as características individuais.
Socializadora
- Transmitir valores éticos, morais e espirituais, através de modelos pessoais (pais como modelos positivos ou negativos).
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